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sábado, 23 de junho de 2012

A Gestão por Competências e seus Benefícios


Bem interessante:

A Gestão por Competências e seus Benefícios

06/03/2009
Em um mundo globalizado e de constantes mudanças em que as empresas vivem, fruto de reformas de ordem econômica mundial e da crise financeira, os responsáveis pelas organizações se deparam com novos conceitos a uma velocidade que, quando começam a processá-los, os paradigmas já se alteraram.
O grande desafio das empresas, neste contexto, é ter maior clareza de para onde estão indo e quais são as técnicas de gestão que podem garantir sucesso em um mercado competitivo no qual se desenvolvem.
O modelo de gestão cada vez mais presente é a Gestão por Competências. Este modelo estabelece que apesar de cada empresa possuir características que as distinguem das demais, existem muitos fatores em comum que permitem estabelecer mecanismos similares de gestão a ser implantados pelas equipes de gestores.
Com uma padronização dos sistemas de gestão, as empresas possuem capacidade suficiente para permitir operar de maneira proveitosa um processo de competências, garantindo assim um bom posicionamento no mercado competitivo.
Gestão por Competências é um modelo que permite alinhar o capital intelectual de uma organização com sua estratégia de negócios, facilitando simultaneamente o desenvolvimento profissional dos envolvidos.
É claro que cada organização tem uma estratégia diferente e suas competências também serão. Por este motivo, o Modelo de Competências deve estabelecer-se em função dos requisitos que os funcionários devem possuir para seguir a estratégia organizacional, partindo da filosofia da missão e visão organizacional.
Na última década, a Gestão por Competências mostrou-se a forma mais útil e eficiente de obter um alto rendimento e desempenho nas organizações. Todavia, é importante ter cautela para não “cair na tentação” de querer aplicar omodelo de competências de maneira improvisada, sem a suficiente preparação e conhecimento das distintas aplicações e seus impactos. 
O objetivo principal da Gestão por Competências é instituir um novo estilo de gerenciamento na organização no que tange administração dos recursos humanos e de maneira mais efetiva e estratégica.
O processo de implementação implica mudanças profundas na forma de entender o desempenho, a avaliação de desempenho, remuneração fixa e variável, desenvolvimento de carreira e retenção de talentos.
Este processo enfatiza a determinação de quais condutas são necessárias para alcançar os resultados, diferente da tendência tradicional de controlar somente por resultados apresentados.
O desenvolvimento desta implementação, implica no ordenamento dos processos e da organização em geral. Requer identificar claramente qual é a direção a seguir nas diferentes áreas e atender ao plano estratégico que a organização planejou.
Um processo de gestão por competências deve garantir elementos como confiabilidade, imparcialidade e legitimidade. Para isto acontecer é necessário obter ferramentas bem estruturadas que prestem apoio para todos os processos da Gestão do Capital Humano.
A SER HCM, oferece uma plataforma para atender as demandas das mais variadas empresas. Concede a seus clientes serviços sob medida, praticando modelos de negócios flexíveis, de acordo com a necessidade de um.
Autor: GH Consultoria - Representante SER HCM na Argentina e Uruguai.

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